domingo, 23 de maio de 2010

Roteiro de Eclipse - Cenas 11 à 20


CENA 11
INTERNA – ESTAÇÃO DO XERIFE – NOITE
Bella e Edward entram. Charlie está atrás do balcão conversando com um casal de meia idade, Doug e Nancy Biers, cujas faces estão marcadas por tristeza e preocupação.
BELLA: Então — o que foi aquilo na escola? O que Alice viu?
EDWARD: Nada. Alguma coisa sobre Jasper. Foi inócuo.
BELLA: Não pareceu isso.
EDWARD: Eu só fiquei preocupado que todo mundo percebesse o quão estranha Alice estava.
BELLA: Acho que isso aconteceu faz tempo.
Charlie olha para Bella e Edward e subitamente faz gestos para deixá-los longe. Poderia ser interpretado como hostil.
BELLA: Ele vai superar algum dia. Não se preocupe.
EDWARD: Não. Não é isso que está o incomodando. Aquelas pessoas. O filho delas desapareceu.
Bella consegue ler os sentimentos dele pelo rosto de Edward.
BELLA: Você sabe algo sobre isso?
EDWARD: (concorda) Seattle. Desaparecimentos inexplicáveis, mortes – estivemos rastreando por um tempo.
BELLA: Sério? Você acha…
EDWARD: (concorda) Nossa espécie geralmente fica com vítimas das quais não sentirão falta. Ou eles saem do local rapidamente. Mas quem quer que esteja em Seattle não está jogando segundo as regras.
BELLA: Você disse – se os vampiros matam muito conspicuamente, os Volturi entram no jogo – (fora do olhar dele). Mas – se eles forem para Seattle, eles podem vir pra cá, verão que ainda sou humana –
Ele vira para ela, forte, tranqüilizador.
EDWARD: Não deixaremos chegar tão longe. Nós te protegeremos, custe o que custar.
CHARLIE (FORA DE CENA): Está pronta, Bells?
– conforme Charlie se aproxima. Mostra Bella observando os Biers angustiados saírem.
CHARLIE: (para os carros fúnebres) Ligarei se souber de algo.
Charlie coloca uma foto em sua pasta. É de RILEY, da abertura.


CENA 12
EXTERNA – ESTAÇÃO DO CHERIFE – NOITE.
Bella sai, flanqueada por Charlie e Edward. Há uma tensão palpável entre os dois homens.
CHARLIE: Somos mesmo apenas nós dois para o jantar, certo?
BELLA: Pai –
EDWARD: Estou apenas deixando a Bella aqui, senhor. (Para a Bella) Te vejo amanhã. (sai, e então para). Oh. Bella, meus pais queriam lhe lembrar sobre aquela passagem de avião que lhe deram em seu último aniversário.
Bella o olha com suspeita, mas ele tem aparência inocente.
CHARLIE: Que passagem de avião?
BELLA: Uma viagem para Florida para visitar a mamãe.
CHARLIE: Isso foi… Generoso.
EDWARD: Vai expirar logo. Eles pensaram que você poderia querer usar esse final de semana.
BELLA: Eu não posso simplesmente largar tudo e ir.
EDWARD: Poderia ser sua última chance de visitá-la antes de você… Se formar.
Isso atinge a Bella.
CHARLIE: Não vai te machucar se você sair por alguns dias. Tirar um tempo longe.
BELLA: Eu gostaria de ver a mamãe. Talvez eu vá… (para o Edward) Se você usar a passagem de acompanhante.
CHARLIE: Espere, são duas passagens?
CLOSE NO ROSTO DA BELLA – iluminado pela FORTE LUZ DO SOL –

CENA 13
EXTERNA – BANGALÔ DE PRAIA DA RENÉE, FLÓRIDA – DIA
– o rosto de Bella está virado para cima para pegar SOL QUENTE.
RENÉE (fora de cena): Você não vai sentir falta disso? …
INCLUI sua mãe, RENÉE. Elas deitam em espreguiçadeiras colocadas bem perto uma da outra no deck desse bangalô diferente.
RENEE: … O calor na sua pele. A vitamina D entrando em seus poros.
BELLA: Eu vou.
RENÉE: Faculdades na Florida são muito mais ensolaradas. (mostra o olhar da Bella) O quê? Eu nunca vou te ver se você for pra Universidade do Alasca.
E é esse o motivo. Culpa arremata Bella. Ela pega a mão de Renée, distraidamente brinca com o bracelete em seu pulso, tentando absorver sua mãe tanto quanto o sol.
BELLA: Eles tem um bom programa científico.
RENÉE: Se por programa científico você quer dizer programa Edward.
Renée cutuca Bella, que sorri, olha pra dentro da casa –

CENA 14
PONTO DE VISTA DA BELLA – INTERNA – BANGALÔ DA PRAIA – ATRAVÉS DA JANELA
Edward senta em uma cadeira de descanso com uma visão clara de Bella. Ele dá um pequeno aceno, e então volta à sua conversa com PHILL, que deita de costas no sofá;

CENA 15
DE VOLTA À CENA
Renée aperta a mão dela um pouco, e então olha de volta pro Edward.
RENÉE: A forma como ele te olha. É como se… Ele estivesse pronto para pular na sua frente e levar um tiro ou algo assim.
BELLA: … E isso é ruim?
RENÉE: É… Intenso. E você, você é… Diferente com ele. Se ele se move, você se move – como imãs.
BELLA: Nós apenas, você sabe…
RENEE: Estão apaixonados, eu entendo. Eu só quero ter certeza de que você esteja fazendo as escolher certas pra você. Porque é você quem vai ter de viver com elas.
Bella absorve isso – sua escolha é muito maior que a localização geográfica. Renée vê seu rosto fechar.
RENÉE: Certo, chega de assunto pesado –
Ela procura por debaixo da espreguiçadeira e puxa uma caixa larga.
RENÉE: — Feliz formatura!
Ela coloca a caixa no colo da Bella. Bella fica desanimada.
BELLA: Mãe, eu pedi pra você não gastar seu dinheiro –
RENÉE: — Eu não gastei. Juro.
Bella abre a caixa – e acha uma COLCHA. Conforme ela desenrola, percebe o que é, e é tomada por emoção –
BELLA: Nossas camisetas de viagem!
RENÉE: Pensei que elas dariam uma boa colcha. Para te manter aquecida por lá.
REVELA que cada quadrado da colcha é corte de camisetas compradas em várias atrações de estradas ao redor das Américas. Renée aponta –
RENÉE: Se lembra dessa? De Ensenada –
BELLA: Fazenda de Cobras do Saul e Taqueria –
RENÉE: Só Deus sabe o que tinha naqueles tacos.
BELLA (aponta pra outro pedaço): A lagosta de três cabeças em Maine! Aquela coisa te deu pesadelos –
RENÉE: Mas você estava toda, “Uau, que legal!”. Já era uma nerd de ciências aos dez.
Elas riem juntas, lembrando do passado.
BELLA: Isso é incrível, mãe.
RENÉE: Nós aumentaremos quando você tiver filhos. Vamos levá-los à maior garrafa de ketchup. E o museu de arte de chiclete mascado…
Renée enrola a colcha ao redor da Bella conforme –
RENéE: Eu não queria que você fosse pro Alasca sem mim – ou sem uma parte de mim.
Bella de repente a abraça como se fosse a última vez, e talvez seja.
BELLA: Vou sentir sua falta. Muita.
Renée fica um pouco surpresa pelo sentimentalismo de Bella, mas a abraça de volta. Fora das duas…

CENA 16
EXTERNA – FLORESTA – NOITE
COMEÇA NA ALICE – seus olhos estão vidrados, atentamente observando algo em sua mente. A floresta está cheia de neblina e sombra – um contraste forte com a cena brilhante anterior.
INCLUE EMMET, e então Jasper. Então os outros Cullens, CARLISLE, ESME e ROSALIE. Eles estão todos espalhados, parados como estátuas, esperando por Alice, prestes a saltar –
JASPER: Tem certeza de que foi aqui que a viu?
ALICE: Ela está quase aqui…

CENA 17
OUTRA PARTE DA FLORESTA
CLOSE NO PAR DE PÉS DE UMA MULHER de botas CORRENDO na lama molhada pela chuva. Mas eles vacilam, diminuindo até uma parada… LEVANTA A DIREÇÃO DA CÂMERA PARA INCLUIR ninguém menos que VICTORIA! Ela inspira… Algo cheira errado. Ela abruptamente DISPARA em outra direção –
DE VOLTA À ALICE – ela vira pro Emmett –
ALICE: À sua esquerda!
Emmet explode para sua esquerda, Rosalie bem atrás dele. Jasper e Carlisle ficam mais amplos, procurando cortar a Victoria, Esme e Alice seguindo pela retaguarda –
INTERCORTA com a Victoria correndo através das árvores, tensa, mas sem medo. Escapar é no que ela é boa. Ela alcança –
UM DESFILADEIRO – ela não diminui o passo, só PULA por ele – Carlisle para abruptamente, grita para o Emmet e para Rosalie –
CARLISLE: Esperem! Ela está no território deles.
ROSALIE: Ela vai escapar.
JASPER (ouvindo algo): Não vai não.
DO OUTRO LADO DO DESFILADEIRO – TRÊS LOBOS GIGANTES PULAM na cena e assumem a caçada atrás de Victoria. O líder é preto, enorme (LOBO-SAM).
Uma perseguição paralela começa, os lobos e os Cullens mantendo-se em seus lados respectivos do desfiladeiro, que percebemos ser a linha que demarca seus territórios. Victoria pula de volta –
EMMETT: Toda nossa agora.
Emmett PEGA SEU OMBRO E CABELO! Eles rolam pelo chão – Victoria usa o momento em sua vantagem e JOGA Emmett por cima de si para uma árvore.
Ela usa o único segundo em que ele está caído para pular de volta para a terra dos lobos e continua correndo. Emmett está irritado
ESME: Emmett, não! –
– mas Emmett, cheio de fúria, VOA por sobre o desfiladeiro – no segundo em que seus pés atingem o outro lado – LOBO-PAUL vira para encará-lo.
Há um momento de parada. Seria simples o suficiente para Emmett arrumar a situação pulando de volta – mas esse não é o estilo dele. Paul ROSNA com bravura. Isso faz Emmett sorrir.
ÂNGULO NA VICTORIA, em uma distância segura agora. Ela desacelera, olha pra trás, surpresa por ver o que está acontecendo. Ela estuda o conflito com curiosidade, sua mente trabalhando…
Paul e Emmett INVESTEM um contra o outro. BAM! Eles rolam por metros de distância na terra. (Alternadamente, para efeito, cortamos para seu impacto de cacofonia.)

CENA 18
EXTERNA – FORKS HIGH SCHOOL – ESTACIONAMENTO – MANHÃ
Edward estaciona seu Volvo em uma vaga –

CENA 19
INTERNA – VOLVO DO EDWARD (CONTÍNUO) – MESMO
Bella está no banco do passageiro, tristeza em seu rosto. Edward acaricia sua bochecha, lhe confortando.
EDWARD: Está arrependida de termos ido?
BELLA: Não. Foi ótimo ver a mamãe. Só foi… Difícil dizer adeus.
EDWARD: Não tem de ser adeus.
BELLA: Era pra isso que você queria que eu fosse? Esperava que eu mudasse de idéia?
Ele mostra um sorriso gentil –
EDWARD: Sempre espero por isso –
– então abruptamente ele olha pra cima; enrijece. Ouvindo alguma coisa.
BELLA: O que foi?
EDWARD: Você ficaria no carro se eu lhe pedisse?
Ela olha pra ele, preocupada, e então abre sua porta –
EDWARD: Claro que não.

CENA 20
EXTERNA – ESTACIONAMENTO DA ESCOLA (CONTÍNUO) – DIA

Bella e Edward emergem do Volvo para VER Jacob sair de sua motocicleta e se dirigir a eles. Ele veste uma camiseta preta, jeans sujo de graxa. Sem jaqueta no frio.
Sua expressão dura faz com que os outros estudantes fiquem longe. Ele parece quase perigoso. Mas a Bella está felicíssima –
BELLA: Jake! –
Edward subitamente e protetoramente puxa Bella de volta. Os estudantes olham de uma distância, sem poder ouvir.
JACOB: Charlie disse que você saiu da cidade.
BELLA: Para ver a minha mãe. Por quê?
EDWARD: Ele está aqui para ter certeza de que você ainda é humana.
JACOB: Você quer ler minha mente? Aproveite.
Jacob se concentra em algo, e de repente Edward parece angustiado.
BELLA: O que você está fazendo?!
JACOB: Só dando uma volta pela terra das memórias.
EDWARD: Ele está me lembrando de como foi pra você quando eu fui embora.
BELLA: Jacob. Por favor.
Jacob respira fundo para se acalmar. Depois encara Edward.
JACOB: Estou aqui pra te avisar – se sua espécie vier para nossas terras de novo –
BELLA: Espera, o quê?
JACOB (percebendo, para Edward): Você não lhe contou.
EDWARD: Deixa isso quieto, Jacob.
ÂNGULO EM ALICE E NO JASPER
– que graciosamente e rapidamente saem de seu carro, se colocam na proximidade, só pra garantir.
ÂNGULO EM MIKE, ERIC, JESSICA E ÂNGELA
– que assistem o que está acontecendo. Ângela claramente teme uma luta; os outros parecem mais intrigados por uma.
DE VOLTA AO EDWARD, JACOB E BELLA
BELLA: Me diz. Eu quero saber.
EDWARD: Houve um mal entendido estúpido entre o Emmett e o Paul. Nada com o que se preocupar.
JACOB: Cara! Escute o que está falando! Habilidoso. Você mentiu pra que ela saísse da cidade, também?
EDWARD: Vá embora. Agora.
JACOB: Ela tem direito de saber. Ela é quem a ruiva quer.
BELLA: A Victoria está de volta. (Vira pro Edward) A visão da Alice – não era sobre o Jasper, era? Era a Victoria –
EDWARD: Eu queria te proteger –
BELLA: Mentindo pra mim?
Ele não pode responder. Não há palavras para expressar sua preocupação e frustração. Um batimento… então ela vira –
BELLA: Jake, espere aí –
A mão de Edward vai para seu braço tão rapidamente que ela quase se moveu. Ela vira para ele com raiva controlada.
BELLA: Edward, você tem de confiar em mim.
EDWARD: Eu confio. É nele que não confio.
Bella só olha para Edward; forte, independente, não prestes a aquietar. Finalmente, ele a solta. Ela vai para Jacob. Sobre na traseira da moto dele. Jacob sorri.
JACOB (para provocar o Edward): Segure firme aí.
BELLA: Tira o sorriso do rosto, Jake. Vamos só dar uma volta.
Ele inicia a moto, e então RUGE com ela saindo com Bella na traseira. Edward vê os dois indo; saindo de sua visão —

Continua .... 

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