quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Entrevista: Kristen Stewart: A estrela tímida entra no lugar da punk Joan Jett

Kristen Stewart abraça personagens como ímãs atraindo limalhas de ferro. Sua mais recente encarnação é lendária roqueira Joan Jett em The Runaways. Ela falou com Tony Earnshaw.

Ela escreve músicas. Ela gosta de filmes de Stanley Kubrick e John Cassavetes. Ela anseia um passado que nunca experimentou. E ela tem apenas 20 anos de idade.

"Ela", claro, é Kristen Stewart, e por cortesia de Crepúsculo e de sua personagem Bella Swan, ela é com certeza a estrela mais quente do sexo feminino do planeta.

É fácil de simples julgar Stewart como fria, cara de peixe e uma pessoa que nunca sorri. Talvez a verdade por trás desse comportamento está ligado a ela ser extremamente tímida. No entanto, ela foi empurrada para a fama sem nem ao menos receber boas-vindas. Não é algo fácil.

Mas Kristen não é revoltada. Se ela é rebelde, é de uma forma discreta. No entanto, ela foi a atriz escolhida para interpretar Joan Jett, a mãezona do rock feminino nos Estados Unidos, em um filme biográfico de uma banda dos anos 70, The Runaways.

Sem dúvida, os recursos de bilheteria com Stewart tem muito a ver com o elenco. Mas há algo dentro dessa jovem mulher que é peculiarmente retrô no humor e nos sentimentos.

"Quando conheci Joan eu estava apavorada, realmente apavorada", disse Kristen. "Se ela acha que eu não estava certa ao fazer isso, então acho que eu não estava certa mesmo. Assim, o primeiro encontro poderia ter acontecido de qualquer maneira. Mas eu fui até Washington vê-la tocar, e passei praticamente a noite toda com ela".

Isso foi em uma véspera de Ano Novo, só para constar. Imediatamente depois, Stewart começou a trabalhar em New Moon, segundo filme da série de vampiros. Ela se forçou a voltar, sem se preocupar com o fato de ter o voto de aprovação de Joan.

Ela percebeu que foi aprovada quando "ela não me colocou para fora do quarto do hotel", ela riu, adicionando: "imediatamente nós já tínhamos uma relação".

Embora os filmes de Crepúsculo tenham feito de Kristen uma celebridade extraordinária, ela se esforça para lidar com o stress da fama. Ela diz que queria ser vista primeiramente como uma atriz, a fama é apenas uma capa que ela deve usar.

"Eu assisto muitos filmes dos anos 70", diz ela explicando sua afinidade com a legedária rockeira.

"Eu adoro todos os filmes de Kubrick. Adoro filmes antigos independentes, como os filmes de Cassavetes. Joan estava vendo coisas engraçadas quando era mais jovem. Existe uma fita de quando ela tinha 14, eu pude ouvir como ela falava, e é tão diferente. Agora ela está Nova York e muito rouca, mas volta no dia em que ela era a luz, ela era uma criança e só falou sobre um filme que era engraçado".

Seu relacionamento com Jett, que foi produtora executiva do filme, foi além do que apenas para o filme. Este estranho casal - a atriz, inábil e desajeitada, e a rainha do rock vestida de preto - trocaram histórias sobre suas vidas.

"Ela compreende perfeitamente o que está acontecendo comigo. Quero dizer, nós duas somos muito descaradas, sendo apenas nós mesmo, então os conselhos funcionam entende? Ela diz: 'Apenas seja você, apenas diga o que quer dizer', e lá está você".

Não muito distante dos filmes de Crepúsculo, Stewart participou de produções profissionais e independentes, ou um misto dos dois. Ela foi ótima em Sean Penn's Into the Wild e agora abraçou a oportunidade de testar algo novo em The Runaways.

Ela pode não ser totalmente convincente, mas ela deu o seu melhor. Ela teve sorte, ao mesmo tempo que ela era a estrela, ela também foi parte de um conjunto forte, que incluiu Dakota Fanning como vocalista da banda, Cherie Currie.

"É o primeiro trabalho que eu faço que não foi um peça, ou algo fictício", diz Stewart.

"Se nós não pegássemos a essência de The Runaways, o filme seria irreconhecível. Isso foi muito importante e assustador. Eu conheço Joan agora, tenho um relacionamento com ela. Tudo estaria perdido se eu pensasse não estar respeitando-a".

Ela acrescenta: "Ela era muito sensível. A palavra 'punk' nunca existiu. Tudo o que ela vestida era uma espécie de luz".

"Quando ela fica mais velha, é uma armadura. Ela não está tentando ser legal. É o estilo de uma vida inteira".

"Quando a banda se desmonta, Joan me disse: 'Bom, é isso que você sente no pico de seus 16 anos'. Isso a matou. The Runaways começou com tudo para as amantes do rock and roll".

"Na época não era normal fazer o que ela fez. As pessoas não queriam ver uma garota tocando uma guitarra. Isso era feio, simplismente não era certo. Agora isso é normal".

Fonte: Twilight Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: