sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Porque jogos da fome não é o Twilight Novo!

Quantas vezes desde os dois últimos anos que saiu The Hunger Games ele é odiado? Não dá para contar agora, e tenho que dizer, que ainda me desconcerta: esses romances não podiam ser mais diferentes, o romance de Stephenie Meyer é mais tradicional, (popular uns lindos personagens pouco tradicionais, estou de acordo), enquanto que Suzanne Collins te relata guerra e sobrevivência.
É que em ambos os livros as protagonistas são inesquecíveis? Eu suponho que você poderia dizer no mais profundo e geral sentido que Katniss Everdeen e Bella Swan são parecidas: ambas têm caráter. Elas sabem o que querem e não voltam atrás de jeito nenhum. Mas para mim a comparação termina aí.
Faminta, doente e em uma situação desfavorável, Katniss de 16, cruza arames eletrificados para poder alimentar e proteger sua família – um ato de morte – a ela não interessa o romance, nem tampouco o perdão (inclusive se este for de sua mãe).
E quando sua irmã mais jovem é escolhida por um jogo de azar para o ritual bárbaro, assassino chamado The Hunger Games, Katniss dá um passo e toma o lugar da irmã. Bella, por outro lado, conhece a tristeza, mas não a pobreza ou algo mais. Ao chegar em Forks e viver com seu pai, sem conhecer ninguém, a menina tímida e introvertida sai da escuridão para conhecer o oposto, Edward. Ela é a clássica menina do conto de fadas, ela é a princesa que deseja ser resgatada, uma e outra vez por um ou outro de seus encantadores príncipes.
O vampiro ou o homem lobo. Francamente, comparando-a com Katniss, Bella, é simplesmente o personagem mais passivo: A maior parte do tempo todo tudo acontece em volta dela. Katniss por outro lado faz frente aos problemas planejando e demolindo os caminhos. Ela teve que ser resgatada alguma vez? Claro. Mas também resgata o Peeta – seu amor fictício ou real – mais de uma vez.
Isto me faz chegar ao triângulo amoroso. Podia ser possível que comparássemos os dois livros simplesmente porque a heroína tem que escolher entre duas opções? Outra vez não acho isto válido. Bella a meu ver, ela jamais vacila por seu amor a Edward apesar da devoção que tem a Jacob. Em contrapartida eu estou com o sentimento de Katniss, quem não sabe bem que o amor é tudo. Ela pode ter sido machucada pela Guerra, a privação, torturada emocionalmente e psicologicamente para saber e estar pronta a conhecer o amor comum.
Ela sentindo algo por Peeta ou por Galé, não é a mesma devoção precipitada que Bella teve por Edward. Mais importante, a pergunta de com quem Katniss ficará não é a guia da narrativa do romance. Em outras palavras, a pergunta não é com quem ela escolherá se casar, a pergunta é, ela viverá até o final do livro?
Algo bem pesado, que nos condena à prisão perpétua não? Então ainda continua pensando que Twilight e The Hunger Games são iguais?
Fonte: lunanuevameyer
Creditos: Twilight team

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: