sábado, 29 de maio de 2010

A New Dawn- EDWARD, HEATHCLIFF E OUTROS…

EDWARD, HEATHCLIFF E OUTROS…
Edward, Heathcliff, e outros de nossos namorados secretos.
Por Robin Braden
Stephenie Meyer, e por ela, sua heroína em Crepúsculo, Bella, fala sem hesitar sobre amar personagens de romances clássicos. As duas são fãs especialistas de Romeo e Julieta de Shakspeare, O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë e Orgulho e Preconceito de Jane Auste.
Mas como heróis clássicos se destacam do contemporâneo (se clássico no senso verdadeiro) vampiro heróico de Meyer, Edward Cullen? Romeo. Heathcliff. Darcy. Edward. Na qual o cavalheirismo se destaca do resto? Quem tem vantagens de ganhar a mão da moça? Quem o amor dura mais que o de todos os outros? Quem ganha o título de “Ídolo Herói Clássico”? Robin Brande dá seu voto.

Todas nós temos nosso herói romântico merecedor de desmaios ideal: Aragorn, d’O Senhor dos Anéis (suspiro), Will Turner de Piratas do Cariben, Jack Shephered em Lost, Justin Timberlake em “Sexy Back” – não importa. Mas em Twilight Series, Stephenie nos deu o amante que sonhamos, tão além de nossas fantasias regulares que nós somos capazes de desistir do nosso bater do coração em troca de dormir ao lado do peito frio e marmóreo do mais perfeito homem, anteriormente humano, Edward Cullen – dando esperança afinal para milhões de homens amontoados na Antártica sem nenhum amorzinho para chamar de seu. (Desculpe-me, garotos, mas Edward significa muito mais que uma pele fria. Leia mais.)
Ao construir seu par ideal, e dando a eles todas as qualidades que uma menina de 15 anos (ok, e mais velhas que isso) precisa em seu parceiro romântico, Stephenie Meyer pegou emprestado algumas características de alguns do grandes amantes da literatura. Ela dá dicas de quem esses homens possam ser: Heathcliff, de O Morro dos Ventos Uivantes; Romeo, de Romeo e Julieta; e Mr. Darcy, de Orgulho e Preconceito. Mas pode algum desses caras comparar-se a perfeição que é Edward Cullen? Vamos ver.
Heathcliff, a.k.a Cara Psicopata Assustador.
Eu irei admitir que quando eu li Crepúsculo pela primeira vez, eu cometi o erro de achar que me lembrava de O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë – você sabe, dois amantes que declaram não conseguir viver sem um ao outro, a latente não consumada paixão, os ventosos morros (chuvosa Forks, tanto faz) – claramente Bella e Edward são Catherine e Heathcliff, certo?
Argh. Tão errado. Vão leu O Morro dos Ventos Uivantes ultimamente? Eu li. E Heathcliff é – vamos ser honestas aqui – um maluco total. Tudo nele é sobre vingança, raiva e tortura. Em certo ponto ele até estrangula um pequeno cachorro – você consegue imaginar Edward Cullen fazendo isso? Certamente, ele corta um urso ou um leão da montanha, até mesmo um lobisomem, em pedaços, mas isso é só assunto de bons vampiros.
Ainda assim, a despeito de todas as falhas de Heathcliff, O Morro dos Ventos Uivantes permanece o livro favorito de nossa heroína, Bella Swan – ela lê e relê várias vezes durante a série.
O que deixa Edward maluco. Ele não consegue entender a fascinação de Bella por Heathcliff e Cathy, nem pode ver porque esses dois foram eleitos uns dos maiores casais românticos, juntos com titãs como Rome e Julieta e Elizabeth Bennet e Mr. Darcy. “Não é uma história de amor,” diz Edward sobre O Morro dos Ventos Uivantes, “é uma história de ódio.” (Eclipse).
É por isso que Edward é meu namorado. Por que ele está absolutamente certo: Heathcliff não é uma trágica figura romântica, ele é um namorado psicopata obsessivo do inferno.
Só algum dos melhores momentos do arquivo de Heathcliff: .
1. Quando Cathy se casa com Edgar-mulherzinha-Linton ao invés dele, Heathcliff faz uma promessa de se vingar de Edgar e sua família (porque obviamente Cathy não tem nada a ver com isso. Ahem). Heathcliff vê a oportunidade quando ele descobre que a irmã de Edgar tem uma queda enorme por ele. Ele rapidamente a seduz, estrangula o cachorrinho dela porque era desse jeito que os namoros funcionavam naquele tempo (ou talvez eu tenha entendido errado), e começa a tratá-la como uma emprega no momento que se casa com ela.
Bons tempos.
2. Quando o filho dessa união se mostra ainda mais doente, chorão e incrivelmente irritante do que seu tio Edgar, Heathcliff basicamente o tormenta até colocá-lo antes do previsto num túmulo (apesar de que francamente, nós não podemos o culpá-lo por isso. O filho de Heathcliff é provavelmente o personagem mais irritante da literatura).
3.Falando em túmulos, quando Cathy morre, Heathcliff tenta desenterrar seu corpo para que ele possa dormir ao lado dela todas as noites. E ele diz a si mesmo que se ele acordar e a ver rígida e fria, ele só iria fingir que era porque o vento estava particularmente frio aquela noite. Ecaaa. Vamos deixar o corpo onde ele deve ficar, certo, querido?
>
O que é perturbador é que, com o tempo, ambos Bella e Edward começam a ver similaridades entre eles mesmo e os amantes de O Morro dos Ventos Uivantes. Bella, como Cathy, está dividida entre dois homens, e mesmo que alguns de nós fossemos argumentar que Jacob Black não chega aos pés de Edward Cullen (ainda que, garantido, Jacob tem um útil temperatura corporal alta), Bella não vê a escolha como fácil ou óbvia. Ela, no entanto, reconhece que os dois homens na vida dela são muito melhores que os de Catherine Linton, desde que “nenhum dos dois é mau, nenhum dos dois é fraco” (Eclipse).
E mesmo que Edward é desdenhoso da maioria dos atos de Heathcliff, ele demonstra empatia com ele em uma coisa: a decisão de não forçar Cathy a escolher ele ao invés de seu marido, mesmo este sendo fraco, cara de torta e um menino chorão.
O marido de Cathy, por outro lado, a força a uma escolha, e bane Hathcliff de sua casa.
Como Heathcliff isso explica isso:
E aí você vê a distinção entre os nossos sentimentos: se ele estivesse no meu lugar e eu no dele, apesar de eu odiá-lo com um ódio que esfolou a minha vida, eu jamais teria erguido a mão contra ele. Você pode não acreditar, se assim o desejar! Eu jamais o teria banido da sociedade dela enquanto ela desejasse a dele. No momento em que a consideração dela tivesse cessado, eu teria arrancado o coração dele fora, e bebido seu sangue! Mas, até lá – se você não me acredita, não me conhece – até lá, eu teria morrido a poucos centímetros antes de tocar um fio sequer da cabeça dele!
(Perceba a referencia a beber o sangue. Teria Emily Brontë secretamente escrito o primeiro romance para garotas de vampiros? Como nenhum desses biografistas pomposos Britânicos não reparou isso? Ninguém mais lê hoje em dia?)

Como Heathcliff, Edward cai na estrada e não interfere na relação de Bella com Jacob, mesmo que Edward – com o resto de nós – pode claramente ver com Jacob é errado, errado e errado para ela.
Mas nós não vamos criticar todos que shipam Bella e Jacob. Só saibam que nós estamos miseravelmente confusas e precisamos reler os livros.

Apesar de suas poucas semelhanças, podemos realmente dizer que Edward e Heathcliff se parecem? Vamos revisar alguns pontos chave:
1. Edward é bom. Ele preferiria se machucar a ver Bella machucada – por exemplo, escolhendo em Lua Nova deixá-la do que continuar a expor ela ao perigo de sua família vampira. Heathcliff, por outro lado, está mais feliz quando todos ao seu redor estão sofrendo vigorosamente. Ele gostaria que todos tivessem mortes horrorosas, e ele faz seu melhor para ajudá-las nisso.
2. Edward é racional. Uma vez que ele entende que Jacob Black não é uma ameaça a Bella, e de fato pode oferecer certa proteção quando ele estive fora, ele coopera levanto Bella a Jacob sempre que ela quiser – mesmo sabendo que Jacob está tentando roubá-la dele. Heathcliff? Não tão racional. Veja a parte do desenterrar o corpo para dormir ao lado dele. Sem mais.
3. Edward é nobre. Ele luta contra seus instintos e bebe apenas sangue de animais (o equivalente a ser vegetariano para vampiros). Ele constantemente arrisca sua própria vida para salvar a de Bella e as pessoas que ela ama. Heathcliff opera sua vingança em todos ao seu redor, enganando as pessoas para fora de suas terras, casando uma mulher que ele odeia, roubando crianças de seus guardiões apenas para que ele possa torturá-las – a lista continua e continua. Não um bom partido para se levar a um jantar de Ação de Graças com a sua família.
Decisão: Edward. Por uma VASTA margem de votos.

Fonte: Twilight team                  

Fim!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: