sexta-feira, 8 de outubro de 2010

“The Runaways” faz tributo malcriado ao rock norte-americano

Dirigido por veterana de videoclipes, filme flagra famoso girl group de Joan Jett.
Há um forte cheiro de anos 60 e 70 no ar e ele se deve a três fatores: todas essas lembranças atuais do aniversário de nascimento e morte de John Lennon, o festival SWU que neste final de semana pretende transformar Itu em um Woodstock tupiniquim e a chegada aos cinemas, nesta sexta-feira (08), do filme das Runaways.
Este último, estrelado pela “vampira” Kristen Stewart e dirigido pela artista cult de videoclipes pop Flora Sigismondi, ganhou no Brasil o apropriado apêndice “As Garotas do Rock”, que vem colado ao título que é o nome da banda.
The Runaways é a banda da famosa guitarrista Joan Jett e da marcante vocalista Cherry Currie (no filme interpretado por Dakota Fanning), considerada a primeira formação de mulheres da história do rock (ou pelo menos a primeira a chamar grande atenção da mídia roqueira da época).
Fabricado quase que acidentalmente por um empresário ardiloso, o quinteto viveu intensamente cada item da tríade-chavão “sexo, drogas e rock ‘n ‘roll” enquanto deu para viver, de 1975 a 1979, quando sucumbiu pouco depois de causar uma pequena revolução feminina na música pop dos Estados Unidos até o Japão, principalmente depois de emplacar o hit “Cherry Bomb” no ouvido da mulherada que queria alguma aventura nos estranhos tempos masculinos dos anos 70. Principalmente para quem tinha, no meio do caminho à tal liberdade buscada pelos jovens da época, um ciclo menstrual para lidar.
A diretora Flora Sigismondi, acostumada a dar visual importante à sonoridade de bandas indies modernas como White Stripes, Muse e Interpol, entrega na tela grande uma esperta leitura dos anos 70 sob a ótica das parceiras Jett e Cherie, principalmente desta última, que empresta suas memórias em livro para que essa interessante história do rock feminino seja contada.
Com louváveis atuações de Kristen Stewart e Dakota Fanning, baseado em uma curta porém incrível passagem da música pop e com uma cuidadosa criação da atmosfera anos 70, “The Runaways – As Garotas do Rock” faz ressurgir para quem o assiste um tributo jovem rebelde e algo malcriado, muito usado no rock americano. Que no fundo é a cara de tudo o que envolve esta produção, seja a banda, suas integrantes, a produção para o cinema e suas atrizes. “The Runaways”, o filme, “kicks ass”.
Fonte: IG
Creditos: www.foforks.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: